ARTE AFRO PARA A REGIÃO SUL
No Rio Grande do Sul, sexta edição da Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana, realizada pela Cia. de Dança Afro Daniel Amaro. Em Porto Alegre, Grupo Caixa-Preta realizará a quarta edição do Encontro de Arte de Matriz Africana, e o Afro Sul promoverá mostra de teatro e dança para novos grupos. Em Santa Catarina, o Grupo de Estudos Práticos, Performáticos da Oralidade Africana (GEPPOA), coordenará o Simpósio Regional de Performance Negra. No Paraná, formação e qualificação, com a Semana da Cultura Afro, promovida pelo Grupo de Teatro Nuspartus, e a Cia. de Dança Afro Asa Ibile. As atividades são divulgadas pelo coreógrafo pelotense Daniel Amaro, e resultam do Grupo de Trabalho Região Sul que, no início de julho, participou do 3º Fórum Nacional de Performance Negra na Bahia. A realização é do Bando de Teatro Olodum (BA), e Cia. dos Comuns (RJ), e Daniel tem sido especialmente convidado.
Solano Trindade
HOMENAGENS – No Fórum, mais de duzentos pesquisadores, artistas e representantes de grupos e companhias negras. Entre as homenagens, destaque à reverência póstuma ao poeta, pintor, ator e folclorista Solano Trindade (1908/1974). Ele foi representado pela filha. Também houve homenagens ao ator Zózimo Bubul, e atrizes Léa Garcia e Ruth de Souza.
INTEGRAÇÃO – Nas edições do Fórum, pelotense Daniel tem levado material para divulgar a Cia. de Dança Afro. Ele acrescenta: “A produção intelectual com temática cultural negra tem crescido, mas ainda não temos um espaço de troca e distribuição efetiva do material. Então, está proposta uma rede de colaboração, aproximando os grupos do Sul, estimulando e auxiliando na formatação de projetos”.
* Jornalista, Editor de "Cultura" do jornal Diário da Manhã – Pelotas/RS.
E-mail: carloscogoy@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário