quarta-feira, 7 de setembro de 2011
3ª Edição da Cultura de Gafieira com Feijoada
Como já é de costume, a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro promove mais uma edição da Cultura de Gafieira e como acompanhamento será servido uma feijoada completa. A idéia é de criar uma alternativa para os amantes da dança de salão ou dança de casal combinando boa música,muita dança e o prato típico da culinária brasileira. Para essa edição estão confirmados o Grupo Musical Dija e Gafieira Sociedade Anônima e apresentação da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, mas todos os grupos de dança de salão da cidade são convidados a apresentar um número, para isso basta contatar através do e-mail: contatociadanielamaro@gmail.com para maiores informações.
Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.
Diz-se que, antigamente, o malandro da Lapa fazia uso de um terno branco, sapatos preto e branco, ou marrom e branco e, por debaixo do paletó, camisa preta e branca ou vermelha e branca, listradas horizontalmente, além de um Chapéu Panamá ou Palheta - há uma confusão
sobre esses dois chapéus, parecidos de longe, porém, de perto, bem diferentes. Dentro do bolso, carregavam uma navalha. A mão sempre ficava dentro de um bolso da calça, segurando a navalha em prontidão para o ataque; a outra gesticulava normalmente; suas pernas não andavam uma do lado da outra, paralelas, mas sempre uma escondendo o movimento uma da outra, como se estivesse praticamente andando sobre uma linha.
Dançando, o dito "malandro" sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem para puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música, proteger sua dama. A principal figura do samba de gafieira é o gancho, que, como o próprio nome diz, pode ser utilizado como início de um passo, ligação para outro passo ou até
mesmo para finalização de uma frase de passos.
Interpretes e bailarinos: Michael Duarte, Karina Azevedo, Jardel
Azevedo, Fernanda Chagas, Rogêrio Madruga e Janaina Gutierres.
O evento acontecerá dia 10/09/2011 a partir das 20:30min. (a janta
será servida das 21:00h ás 22:30h) no Clube Cultural Fica Aí -
Mal.Deodoro 368.
Ingressos a partir de 30/08 no valor de R$ 50,00 a mesa (4 lugares) ou
R$ 15,00 o ingresso individual.
Informações: 8407-6684 ou contatociadanielamaro@gmail.com.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário