segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Epetáculo Maria, Marias....., da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro


Nome: Daniel Amaro
Função: Coreógrafo E Diretor

Currículo:
Cursos Oferecidos:
Curso De Dança Afro E Cultura Negra Na Escola Superior De Educação Física - 1993 - Pelotas/ Rs
Curso De Dança Afro E Cultura Negra Na Escola De Dança Contemporânea Jexe - 1998 - Mondevidéo / Uruguay
Workshop De Dança Afro No Centro Energético El Pino - 1999 - Buenos Aires - Argentina
Workshop De Dança Afro No Centro Cultural De Markten - 2003 - Bruxelas - Bélgica
Workshop De Dança Afro No Center Court - 2003 - Antwerpen - Bélgica.


Nome: Fernanda Chagas
Função: Bailarina

Currículo:
Cursou GRD De 1995 a 2000,
Cursou Dança Afro De 2000 a 2009,
Cursou Ballet Clássico De 2001 a 2007




Nome: Michael Duarte
Função: Bailarino

Curríulo:
Academico de Educação Física(Anhanguera Educacional/Pelotas RS
Cursou Dança Contemporânea De 1999 a 2009
Cursou Dança Afro De 2005 a 2009
Cursou Jazz De 1999 a 2007




Nome: Janaína Gutierres
Função: Bailarina

Currículo:
Cursou Dança Contemporânea Em 2002 a 2009.
Cursou Ballet Clássico Em 2000 a 2009.



Nome: Karina Azevedo
Função: Bailarina

Currículo:
Acadêmica de educação física (Anhanguera Educacional/Pelotas RS);
Acadêmica de dança/teatro (ufpel);
Bailarina de dança afro a 7 anos, com influencias em outras áreas destas samba, rip-rop, contemporâneo, balé e capoeira;






Temporada de Dança 2009 no Teatro Angel Vianna no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

A montagem pretende revelar os muitos atributos contidos no universo feminino acumulados na palavra Maria, tendo a força, a fé, a vitalidade, as muitas vidas e muitas mulheres que esta única denominação carrega consigo.
É a partir da referência de Maria da Conceição Pereira Amaro, mãe de muitos filhos, 3 biológicos, 2 adotivos e espirituais pelo menos 70. A avó de 4 netos, madrinha de mais ou menos 30 afilhados, a figura mais lembrada e respeitada dentro da comunidade onde mora, é aquela que vive para amparar o próximo até mesmo quando isso requer sofrimento próprio. A Cia. de Dança Afro Daniel Amaro se baseia em três ganchos, para pesquisa desta mulher que são à religiosidade com referência na umbanda, na dona de casa e na infância quando essa trançava os cabelos das vizinhas, para traduzir em movimento o significado da palavra MARIA: “senhora soberana”, nome que indica serenidade, força vital e pessoa que tem vontade de viver, mulher de muita fé e que carrega consigo a força e peso deste nome.

Interpretes: Janaina Gutierres, Michael Duarte, Karina Azevedo e Fernanda Chagas.
Iluminação: Marcelo Leal.
Figurino: Ana Claudia Santos.
Contra regra: Elves Belis.
Imagens: Arquivo pessoal e Carlos Queiroz.
Trilha: Lambarena Bach to Africa, Yo-Yo Ma e Bobby Mc Ferrin.
Coreógrafos convidados: Carol Pinto e Márcia Loureiro.
Assistente de direção: Fabiana dos Santos.
Coreógrafo e Direção Artística: Daniel Amaro.

Histórico Cia.

Cia. de Dança Afro Daniel Amaro


João Daniel Pereira Amaro, nascido na cidade de Pelotas, criado na conhecida Vila Castilho, lugar onde iniciou o seu contato com as artes cênicas, aos 7 anos de idade, em 1980.
De família humilde (mãe dona de casa e pai alfaiate), teve como cenário artístico a pobreza, realidade do local em que vivia.
A partir das tendências vivenciadas pelos moradores da vila na época, o Funk, o Reggae e o Samba, surge então um grupo de dança, chamado Brother Show, composto por crianças daquele lugar. O grupo, que se destacou em muitos concursos, acabou por chegar ao fim 7 anos depois, em função de muitos dos integrantes terem que abandonar o que mais gostavam de fazer para ajudar financeiramente em casa. Com a dança, permaneceram 2 dos integrantes do Brother Show, Mano e Daniel Amaro, que acabaram por fazer de suas vidas história, são muitas as experiências vividas por esta dupla, que hoje, trilham caminhos Brasil a fora, espalhando um conhecimento artístico sócio-cultural oriundo do Gueto, o qual eles se orgulham de ter e divulgar.
Os rumos tomados pelos irmãos Amaro foram diferentes, Mano vive na Bélgica a 12 anos, onde ministra aulas de dança-afro brasileira. Já Daniel, que permanece residindo em Pelotas, na Vila Castilho, tem uma Cia., coreografa para escolas de samba e ministra aulas em seu estúdio e também em comunidades de bairros da cidade (Docas e Areal).
A Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, surgiu em Dezembro de 1999, quando o coreógrafo retornava de sua estada de um ano e oito meses entre Montevidéu e Buenos Aires.
De maneira bem inesperada e certa forma coincidente, o até então professor de dança, chega à cidade quando estava sendo organizado um grande evento de cultura negra, denominado Cabobu, onde foi convidado para apresentar um trabalho. A partir, daí nasce a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, que inicialmente foi chamada de grupo de dança afro.
Hoje, se considerando em parte realizado, Daniel Amaro, pensando numa forma de retribuir toda a experiência adquirida no Gueto (expressão utilizada pelos moradores para se referirem à vila), trabalha com a idéia de oferecer a comunidade da Vila Castilho um Projeto sócio-Cultural a fim de despertar nas pessoas que ali vivem, uma nova perspectiva de vida.
Além deste trabalho sócio cultural a Cia. realiza desde de 2004, a Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana, esta realizada em Pelotas e ainda tem em sua bagagem cinco espetáculos montados, que são : Reminiscência, Tambores do Corpo, Âmago, Homens Ifá e Maria, Marias..., todos esses dirigidos e coreografados por Daniel Amaro, além disso, conta com a colaboração de uma equipe profissional e de competência comprovada, agregando ainda mais qualidade aos espetáculos da Cia.
Importante salientar ainda que no espetáculo Homens Ifá tem a participação do coreógrafo Mano Amaro e no espetáculo Maria,Marias... a colaboração das coreógrafas Carol Pinto e Márcia Loureiro.



Cia. de Dança Afro Daniel Amaro

Rua: DR. Amarante Nº 1009

fone: ( 53) 30271614 - 84076684 - 91369328

CEP: 96020-720 - Bairro: Castilhos

Pelotas - RS - Brasil

ciadanielamaro@gmail.com

http://ciadanielamaro.blogspot.com

Nenhum comentário: